Morpheus

Designação do projeto: MORPHEUS – Estudos em Morfologia e Erosão de Leitos Fluviais (MORPHEUS – River bed MORPHology and Erosion stUdieS)

Código do projeto: POCI-01-0145-FEDER-016825/ LISBOA-01-0145-FEDER-016825/PTDC/ECM-HID/6387/2014

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção: Nacional

Entidade Promotora: Universidade do Porto- UP

Entidades Beneficiárias: Universidade do Minho- UM; Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento- IST-ID

Investigador Responsável: Elsa Maria da Silva Carvalho

Data de Aprovaçao:  2016-04-08

Data de início:  2016-06-01

Data de conclusão: 2019-12-31

Custo total elegível: 198.501 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER –  126.871,80 Eur

Apoio financeiro público nacional: OE –  71.629,20 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados:

O projecto MORPHEUS visa aprofundar conhecimentos na mecânica do transporte sólido, com aplicações à descrição e modelação da morfologia de rio, zonas estuarinas e costeiras. A metodologia desenvolvida baseia-se na percepção que o transporte sólido corresponde a uma cascata de processos a várias escalas, havendo que traduzir os processos à escala das partículas para que sejam inteligíveis para entender processos de grande escala, tais como a erosão localizada. Neste sentido, a recolha de informação empírica é fundamental, pelo que se propõe uma abordagem experimental, recorrendo a técnicas experimentais inovadoras, desenvolvidas no âmbito do projecto ou na sequência de trabalhos anteriores de elementos da equipa. O trabalho experimental é enquadrado em trabalho teórico que compreende uma análise crítica dos processos fundamentais da mecânica do transporte sólido. O projecto estrutura-se em 5 tarefas fundamentais. Descrevem-se, de seguida, as tarefas propostas pela equipa do projecto e validadas pela FCT . Tarefa 1 – revisão da literatura e desenvolvimento de modelos conceptuais para processos de transporte; Tarefa 2 –  Desenvolvimento de um medidor de fluxo de partículas sólidas; Tarefa 3 –  Análise Lagrangiana e Euleriana do transporte sólido por arrastamento; Tarefa 4 – Desenvolvimento de uma ferramenta de processamento e imagem baseada em conceitos de PIV e PTV, aplicável a processos de transporte sólido em escoamentos turbulentos. Tarefa 5 – Análise de processos de transporte sólido em desequilíbrio.

Com o envolvimento de três grandes universidades portuguesas o MORPHEUS, visa, também, fortalecer a cooperação entre as instituições participantes.

É expectável que, no fim deste projeto, se alcance um conhecimento mais profundo da mecânica do transporte sólido, susceptível de ser aplicado na resolução de problemas práticos de erosão e sedimentação fluvial e costeira, incluindo pela via da implementação em modelos numéricos de evolução morfológica. Os parceiros envolvidos neste projeto beneficiarão em primeira mão de um medidor de caudal sólido, de um sistema PIV+PTV combinado e de um modelo numérico capaz de descrever a erosão localizada baseada na micro-escala. Os resultados obtidos serão disponibilizados à comunidade científica.

Contactos: Elsa Carvalho (UP) – elsac@fe.up.pt; Maria Manuela Lima (UM) – mmlima@civil.uminho.pt; Rui Ferreira (IST-ID) – ruimferreira@ist.utl.pt